Sub

_Alguns dados sobre os jornais locais_

Imprensa local

NOTA INTRODUTÓRIA

A imprensa do concelho de Albergaria-a-Velha comemora a 1 de maio de 2014 o seu 150.° aniversário. Por ocasião do dia Internacional da Liberdade de Imprensa, 3 de maio, a autarquia assinala estas duas efemérides através da inauguração de uma exposição documental e de uma Mesa Redonda que reúne diretores e ex-diretores dos mais recentes veículos de comunicaçào escrita do concelho.

Com a presente exposição pretende-se trazer ao conhecimento do público em geral a diversidade de títulos que se editaram no concelho ao longo de 150 anos. Foram muitos os títulos, bem como os seus formatos, dimensões, géneros, orientações políticas, de cariz satírico ou formal, mas em cujas páginas se registaram factos e que passaram a perpetuar-se no tempo, criando assim um alforge de informacão histórica de grande utilidade para os tempos futuros.

Foram muitos também os homens e mulheres que dispuseram do seu tempo, do seu saber e dos seus bens, de forma muitas vezes abnegada, e que tornaram possível comemorarmos hoje esta efeméride.

Mas ao longo de todo este tempo existiram outras publicações que aqui não citamos, quer pelo caráter efémero ou motivacional, como o “Campinho” de que saiu um número único, “A Mensagem”, boletim paroquial de Alquerubim, A Semente, órgáo informativo da paróquia de Albergaria-a-Velha, “O Colegial”, órgão do Colégio de Albergaria, ou o “Boletim Municipal” ou “Albergaria em revista”, de cariz puramente mumcipal, entre tantas outras publicacões ou boletins informativos editados por diversas associações do concelho.

Procuramos reunir apenas aqueles títulos da chamada “imprensa local”, seguindo no essencial o criterlo e as palavras de António de Pinho na sua obra “Albergaria-a-Velha e o seu concelho”; Albergaria-a-Velha, 1959.

Que seja útil para o público escolar e para todos aqueles que apreciam as coisas do concelho de Albergaria-a-Velha.

Dr. Delfim Bismarck Ferreira
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albergana-a-Velha

(Nota introdutória da interessante brochura com informação e imagens dos títulos da imprensa regional publicados no concelho)

Sem comentários: