Sub

_Alguns dados sobre os jornais locais_

150 anos da Imprensa Local

No âmbito da Comemoração dos 150 anos da Imprensa Local no concelho de Albergaria-a-Velha e do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha assinalou, na tarde de 3 de maio, estas efemérides com a inauguração de uma exposição documental sobre o tema e uma Mesa Redonda aberta à Comunidade, que reuniu representantes dos veículos de comunicação informativa locais.

A exposição documental 150 anos da Imprensa Local pretende trazer ao conhecimento do público a diversidade de títulos que se editaram no concelho ao longo de um século e meio. Nesta mostra, é possível admirar diferentes formatos, géneros, orientações políticas, bem como a evolução gráfica e de conteúdo de alguns títulos emblemáticos, como o Correio de Albergaria, Jornal de Albergaria ou Beira Vouga e tantos outros que pela primeira vez são apresentados e que de alguma forma surpreenderam o público. Esta também é uma forma de agradecimento a todos aqueles que, ao longo de um século e meio, quantas vezes com sacrifício pessoal e familiar, trouxeram a público jornais que relatam os acontecimentos de 150 anos de tudo o que de relevante foi acontecendo no concelho.

Após a inauguração da exposição, Helena Vidinha (D´Angeja), Mário Jorge Lemos Pinto (Jornal de Albergaria), Amaro Neves, Fausto Meireles, Augusto Silva e Fernanda Ferreira (Beira Vouga) e Sara Vinga da Quinta (Correio de Albergaria) partilharam as suas opiniões e experiências sobre os órgãos de comunicação locais numa Mesa Redonda. Na generalidade, todos concordam que os tempos não estão fáceis para os jornais locais, que exigem um grande espírito de entrega e bastante polivalência para chegarem ao público. Infelizmente, por vezes parece que os leitores não valorizam o jornal da sua terra, especialmente os mais jovens, mas não há dúvida de que têm um papel importantíssimo na comunidade. A imprensa local consegue gerar sentimentos de pertença e ajuda a construir a identidade de um território. É de destacar, ainda, que os jornais podem ser um elo entre a terra natal e os portugueses espalhados pelo Mundo, que gostam de conhecer as notícias do seu concelho,

CMA, 07/05/2014


Por ocasião do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha celebrou os 150 anos da Imprensa Local reunindo, em Mesa Redonda aberta à Comunidade, representantes dos veículos de comunicação informativa da região.
Fernanda Ferreira - Beira Vouga, dir. 2008-
Augusto H. Silva - Beira Vouga, dir. 1991-2005
Maria Helena Vidinha Trindade - D´Angeja, dir. 2004-
Delfim Bismarck Ferreira - Correio de Albergaria, dir. 2012-2013 (moderador)
Sara Vinga da Quinta - Correio de Albergaria, dir. 2013-
Mário Jorge Lemos Pinto - Jornal de Albergaria, dir. 1993-2011
Fausto Meireles - Beira Vouga, dir. 1985-1991
Amaro Neves - Beira Vouga, dir. 1974-1975

Rui Tavares - Arauto de Osseloa, dir. 1984-1985 (ausente)

Foi produzida uma brochura muito interessante alusiva à exposição com informação sobre os vários títulos e reprodução dos jornais em exposição ou dos cabeçalhos dos mesmos.

A exposição documental estará patente durante o mês de maio de 2014 na Biblioteca municipal de Albergaria-a-Velha.

Sem comentários: