Sub

_Alguns dados sobre os jornais locais_

JORNAL D'ALBERGARIA


JORNAL D’ ALBERGARIA - Semanário independente, impresso em tipografia própria. Começou em 13 de Maio de 1911 e ainda continua. Director, primeiro, Domingos Guimarães, redactor Eugénio Ribeiro e secretário e editor Albérico Ribeiro.
Domingos Guimarães, porque o jornal se envolveu em negócios políticos, abandonou o lugar no n° 11, sendo substituído no n° 12 por Eugénio Ribeiro; Albérico passou a redactor e editor e Manuel Silva tornou conta da administração. Quando o nº 140 apareceu, trouxe Albérico como director, editor e proprietário, e Mário I.. Ferreira como secretário.
Retirando-se o director para Lisboa, em 1919, Eugénio Ribeiro tomou-lhe o lugar, o que aconteceu com o n° 410, que apresentou cabeçalho novo. Novamente reassumiu Albérico o seu lugar com o n° 488, passando o jornal a ser «defensor dos interesses do concelho».
No nº 754, dizia-se: «periódico independente, fora e acima dos partidos, defensor dos interesses do concelho e da região da Beira-Vouga.
Teve como secretários António da Maia Mendonça e A. A. de Carvalho. Nos primeiros tempos, aparecia às vezes com 6 e 8 páginas; mais tarde, aparecia muitas vezes apenas com duas.
Formato: 0,28X0,44.
1911 (ano 1, nº1)
1970 (ano 58, nº2182 )
A partir de 1993 passou a ser publicado o "Jornal de Albergaria" que ainda está activo.

Sem comentários: