Sub

_Alguns dados sobre os jornais locais_

JORNAL DE ALBERGARIA



Longe vai o ano de 1993 em que um grupo de albergarienses se congregou em torno do projecto de (re) construir um jornal verdadeiramente local que, com seriedade, empenho e inteligência, servisse o concelho de Albergaria-a-Velha.

Servir Albergaria era encarado sob duas perspectivas: por um lado, dar notícia dos pequenos/grandes acontecimentos da vida das nossas gentes e das nossas instituições. Notícias que não teriam lugar em jornais de maior dimensão, mas que nos interessavam, pois, fazendo parte do nosso quotidiano, eram pedaços da nossa vivência mais chegada. Por outro lado, discutir a nossa comunidade e a nossa terra, pensando uma e outra como uma realidade histórica, vindo coerentemente do passado e projectando-se no futuro.

Interessava um jornal local que soubesse colocar com clareza questões eternas e tão óbvias como as de saber 'de onde vimos´, 'quem somos´, 'para onde vamos'. Ou seja, questões de identidade sócio-cultural.

Infelizmente, da equipa inicial de pessoas que pensaram o projecto, poucos foram os que vieram a participar regularmente na sua execução. Bem decisiva, pelo contrário, veio a revelar-se a colaboração e o apoio de quem não foi fundador, mas que abraçou o projecto de um jornal local com entusiasmo e verdadeiro sentido cívico.

Mário Jorge L. Pinto, Jornal de Albergaria, 25/02/2004

O Jornal de Albergaria é um jornal quinzenal que foi fundado no dia 15 de Fevereiro de 1993. É um projecto informativo de serviço público que tem como objectivo corresponder às necessidades dos cidadãos que se preocupam com o desenvolvimento, evolução e bem-estar do concelho de Albergaria-a-Velha.

As linhas de orientação são o rigor e isenção, conceitos bases no jornalismo, apostando na diversidade de informação com o intuito de ir ao encontro do interesse público dos cidadãos.

A primeira e única preocupação do Jornal de Albergaria são os leitores.

Jornal de Albergaria, 31/10/2005

O Jornal de Albergaria é um jornal quinzenal que foi fundado no dia 15 de Fevereiro de 1993. Terminou em 12 de Agosto de 2011 com a publicação do nº.420.

Era propriedade da Cooperativa do Jornal de Albergaria e o primeiro e único director  foi Mário Jorge de Lemos Pinto

Anteriormente tinha existido o “Jornal d'Albergaria” que apareceu no dia 13 de Maio de 1911 e se manteve durante sessenta anos.

Sem comentários: