24.8.12

Livros e jornais

Os objectivos deste blog passam pela disponibilização na internet de informações sobre os títulos publicados na imprensa local de Albergaria-a-Velha. É um mero repositório de algumas informações que tínhamos em nosso poder. A maior vantagem é poder estar disponível para um maior número de pessoas interessadas nestes assuntos.

No blog aproveitámos sobretudo o estudo sobre a "imprensa periódica do distrito de Aveiro" de António Zagalo dos Santos publicado, em 1943, no "Arquivo do Distrito de Aveiro" vol. IX, nº 36 porque era a informação que tínhamos em nosso poder.

O livro "Albergaria e o seu Concelho" (1944-1957) do Dr. António de Pinho tem uma secção dedicada aos jornais locais e os dados não são muito diferentes da informação que tinha disponibilizado anteriormente a Zagalo dos Santos . No blog foi feita uma entrada com as poucas diferenças entre o artigo e o que aparece no livro.

Aquando do falecimento do Dr. Albuquerque Pinho, ocorrido em 30/09/2002, foram referidos alguns dos projectos que deixou por publicar, nomeadamente: 1/Roteiro de Arte Nova; 2/ Personalidades;  3/Jornais de Albergaria; 4/Colectânea de artigos publicados na imprensa albergariense; 5/Livro de Poemas; ou 6/Monografia de Alquerubim. Alguns seriam em colaboração com o Dr. Delfim Bismarck Ferreira.

O Dr. Delfim Bismarck Ferreira revelou, no dia 14 de Agosto de 2012, no facebook do grupo Amo A Minha Terra que estaria "quase pronto um livro sobre a imprensa no concelho de Albergaria". Como a empresa proprietária do novo "Correio de Albergaria", da qual foi primeiro director, também se vai dedicar à edição de livros não deverá demorar uma edição mais completa e mais cuidada sobre o tema.

Poderia ser completada com uma exposição, também referida anteriormente, com os vários títulos conhecidos. Recordamos também a doação feita recentemente, ao Arquivo Municipal de Albergaria, pelos herdeiros de José Figueiredo (Tipografia Vouga).